quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uniube inaugura novas narrativas de aprendizagem

De canoa pela Amazônia, no lombo de um jegue pelo sertão, ou sem sair de casa na Baixada Fluminense. A EAD – modalidade de ensino a distância da Uniube (Universidade de Uberaba) vem abrindo novos horizontes para 16 mil alunos de todo o Brasil, através de 26 cursos de nível superior. Estudantes que, sem a educação a distância, estavam impedidos de ter acesso a uma universidade, por causa das dificuldades de deslocamento, horários incompatíveis ou custos adicionais. Universitários que estão ligados à Uniube através de 63 polos regionais, instalados desde o Pará até o Paraná, passando por 14 Estados. Nesses polos, eles retiram material, têm acesso às aulas presenciais e prestam provas de avaliação. Contam também com a ajuda de professores preceptores e web orientadores.

Alunos como Alcides José dos Santos (31), que concluiu o Curso de História em março deste ano e mora em Brejetuba, no Espírito Santo. Alcides não tem horário para chegar em casa e estava impossibilitado de frequentar um curso inteiramente presencial. Mesmo a distância, precisou de muita disciplina para chegar à formatura em maio deste ano. “Quando você quer muito fazer uma coisa, se esforça para conseguir. A EAD depende só de você, porque no presencial tem o professor que pode ajudar, mas a distancia, se você não fizer, ninguém faz”, ressalta. Alcides garante que a modalidade “exige mais e, por isso, o aluno aprende mais”.

Para a mineira Gislene Maria de Oliveira Santos (39), do 5º. período do Curso de Pedagogia, o principal ingrediente para o aluno da EAD é a determinação. Sem tempo para frequentar um curso presencial, Gislene organiza seu horário de estudo. “A disciplina é essencial para conseguir. Para mim, a EAD é mais simples que o presencial, porque posso contar com um professor ‘exclusivo’ . A preceptora me orienta, pode ser por telefone, por e-mail e ou na Uniube mesmo”, diz Gislene, que ingressou na educação a distancia em 2007 e reside em Uberaba.

O diretor geral da EAD, Fernando César Marra e Silva, está convicto de que o ensino a distancia é um agente de transformação social e veio democratizar as oportunidades de acesso ao conhecimento científico. “A maior parte dos alunos são pessoas que não tiveram oportunidade de cursar a faculdade quando estavam entre 18 e 25 anos. A média de idade dos alunos nossos é acima de 30 anos, então, o aluno já chega maduro e sai mais maduro ainda”, garante Marra.

Desde 2005, quando a Uniube foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e passou a ofertar pela EAD o curso de Pedagogia, o número de cursos oferecidos na modalidade a distância aumentou para 26. Os primeiros alunos graduados em cursos de licenciatura, concluíram a faculdade no ano passado. Fernando Marra diz que, de 2008 para frente, as formaturas são regulares, lembrando que como ocorre na modalidade totalmente presencial, a duração dos cursos varia de três anos e meio a cinco anos.

Para manter a motivação e reduzir os índices de evasão, o diretor diz que a Uniube passou a utilizar, neste ano, novas ferramentas de aprendizagem. As aulas explicativas em DVD`s que chegam para os alunos ampliam o aprendizado que era oportunizado apenas por meio de livros, seminários e oficinas de apoio. Outro aliado são as videoconferências entre professores e alunos, além dos web orientadores, nas quais professores, por meio de salas de bate-papo, deixam materiais e tiram dúvidas. “A web aula já é consagrada no Brasil. O Sebrae já a utiliza em larga escala e as grandes universidades também. Então, nós fizemos a escolha dessa plataforma tanto pela segurança que ela nos trouxe, quanto pelas ferramentas que ela oferece. E nós continuamos, mesmo no ambiente de web, utilizando o mesmo rigor no controle de qualidade do curso”, destaca Fernando.

Atualmente, segundo o professor Rener Brito, web orientador do curso de Administração, cinco dos 26 cursos já utilizam orientadores web e, nos demais, os professores preceptores têm contato direto com os alunos.

Sistema virtual melhora a qualidade do ensino

O crescimento da modalidade a distancia não ocorreu apenas na demanda. As inovações são constantes, como, por exemplo, no modelo totalmente virtual inaugurado no dia 16 de abril. Chamado de Uniube On-Line, a EAD virtual foi aberta com uma turma de 56 alunos. “Eles são de várias regiões como, por exemplo, de Barbacena ou Belo Horizonte, em Minas, ou Duque de Caxias, no Rio. Uma mesma turma, mas totalmente virtual, num novo modelo e uma nova plataforma desenvolvida pela Uniube”, diz o web orientador Rener Brito.
A primeira turma do EAD virtual estará graduada em história daqui a três anos, numa experiência pioneira, ressalta a professora Maria Aura Marques Aidar, gestora do curso. “Esse modelo já está autorizado pelo MEC e nós vamos aprendendo todo dia, porque não existe literatura em quantidade sobre educação totalmente virtual, nem experiências anteriores. Então, a Uniube é quase que pioneira. É um caminho, um desafio manter este aluno estudando tanto tempo longe, só pelo computador. Um desafio para o aprendizado, porque tudo é muito novo,” enfatiza, lembrando que o estudante da Uniube On-Line ainda comparece aos polos para avaliação, mas até que um sistema de identificação, como leitura digital, seja implantado.
A professora Maria Aura trabalha na modalidade de ensino a distância desde 2004, e enumera algumas particularidades desse modelo. “No virtual, por exemplo, nós teremos ingresso todo mês, sem obrigatoriedade de fechar turmas de 30 ou 40 pessoas. Posso ter uma turma com cinco pessoas, porque elas não estão vinculadas à sala de aula. É possível ter turmas em diferentes Estados do Brasil, todos no mesmo grupo, por isso, existe maior possibilidade de ingresso”, explica. Para todos os 26 cursos da EAD, o vestibular é presencial e ocorre nos polos. A frequência mínima às aulas presenciais é de 75%, como ocorre nos cursos tradicionais.
De acordo com a direção da EAD, depois do curso de História, a tendência agora é ofertar o curso totalmente virtual para bacharelado em Administração, pPdagogia e demais licenciaturas.

Desempenho e avaliação

Artigo publicado na edição de 15 de abril, da Revista Veja, intitulado “É possível aprender a distância”, menciona a mais recente avaliação do Enade (o novo provão). Em metade dos cursos avaliados, a modalidade a distância mostrou resultados melhores que os cursos presenciais. “A EAD acaba sendo uma aprendizagem interativa. Sabe-se que uma aprendizagem ativa é superior à passiva”, pondera o economista Cláudio Castro.
Na mesma linha de pensamento, a professora Maria Aura Marques Aidar considera que “o aprendizado não depende da forma como o aluno estudou, mas como aproveitou”. A professora é enfática. “A educação a distância não vem com uma tarja preta escrita ‘educação a distância’, é um diploma igual à outra graduação, não tem indicação que foi feito a distância. Portanto, pelo diploma, é impossível haver discriminação. E quanto ao sucesso profissional depende muito de cada um”, salienta.
Outro benefício do EAD apontado pela gestora do curso de História é o custo benefício comparado às graduações presenciais já que, além da mensalidade ter custo inferior, o aluno não tem despesas extras com transporte e alimentação, estuda em casa e fixa seu horário.
Os diplomas do EAD têm a mesma validade de cursos presenciais e são emitidos exclusivamente pela Uniube, instituição autorizada pelo MEC para certificação de cursos superiores. As avaliações consistem em atividades não-presenciais e presenciais, por meio de atividades previstas em roteiros de estudo e provas.
O modelo de educação a distância criado em Uberaba foi levado também para Moçambique, na África, a pedido do reitor da Universidade Politécnica, e está sendo estendido também a outros países africanos. Para os futuros alunos, o diretor Fernando Marra não deixa dúvidas. “Primeiro que a universidade tem 62 anos de tradição e a nossa experiência com EAD não começou com uma aventura, e logicamente temos um capital intelectual”, enfatiza. Os cursos mais procurados são Pedagogia, com 50% da demanda, seguido por Administração e Ciências Biológicas.

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Reportagem feita para a disciplina de Jornalismo Impresso, ministrada no 3º Periodo do Curso de Comunicação Social - habilitação para Jornalismo. Orientada pela professora Celi Camargo.

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